PARADOXOS NO CAMINHO DA REALIDADE
O
caminho da realidade é cheio de paradoxos, uma vez que a mente lógica
não pode compreender. A lógica é incapaz de entender um paradoxo. A
lógica tenta dissolver todos os paradoxos, fazer com que as coisas sejam
diretas e claras. Mas, paradoxo é intrínseco a natureza. A natureza
existe atraves das contradições. As contradições não são realmente
contradições e sim complementos.
A pessoa que pensa sobre a verdade está fadada a pensar
errado. Todos os pensamentos estão errados sobre a verdade, porque no
momento que você começa a pensar, segue o caminho da lógica – e a
realidade é paradoxal; elas nunca se cruzam. Elas correm paralelas, mas
nunca se cruzam.
Um outro nome para este paradoxo da existência é o mistério. O
mistério não é um enigma, não é um problema, porque não pode ser
resolvido. Simplesmente não tem jeito de dissolvê-lo. É para ser
vivivdo, experimentado.
De novo você não será capaz de responder o que é, porque no momento
que você tenta responder, traz junto a linguagem – e a linguagem é
lógica. A linguagem é criada pela mente lógica e é inadequada,
absolutamente inadequada para expressar a verdade. A verdade só pode ser
expressada atraves do silêncio, mas ai então, o silêncio é de novo um
mistério.
O primeiro paradoxo que você vai se deparar no caminho é:
a mente não pode fazer a pergunta certa. Não está dentro dela o poder
de fazer a pergunta certa, porque fazer a pergunta certa é encontrar a
resposta imediatamente.
Na verdade, a pergunta certa é a resposta. No mundo da mente existe
uma dualidade: a pergunta e a resposta; elas estão separadas. No mundo
da realidade, a pergunta certa é a resposta.
Se você faz a pergunta certa, não há necessidade nem da resposta; o
entendimento da pergunta certa é suficiente para entender a resposta.
Mas a pergunta certa não pode ser feita pela mente; só pode ser feita
pela não-mente. Mas a não-mente nunca pergunta nada.
Este é o primeiro paradoxo: a mente faz perguntas, mas
todas as perguntas vindas da mente estão fadadas a serem errôneas,
porque a mente está errada em si mesma.
Bhagwan.
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