lunes, 16 de enero de 2012

O QUE É A MENTE E O CONDICIONAMENTO MENTAL?

O QUE É A MENTE E O CONDICIONAMENTO MENTAL?
Todo mundo nasce puro. Para um recém nascido todas as coisas são novas e desconhecidas. Na infância não se tem idéia sobre as coisas e não se pode distinguir sobre elas. Nos primeiros anos de vida não se está consciente nem do próprio corpo.
Aos poucos com o toque da mãe, a criança começa a reconhecer o corpo. Então o bebê começa a reconhecer a mãe, o pai e depois de um tempo começa a reconhecer seu próprio nome dado pelos pais. Com o tempo a criança começa a se identificar com mais outras coisas como – este é meu corpo, estes são meus brinquedos, estas coisas são boas e estas outras são ruins e daí por diante. Lentamente um sistema de crenças é formado para  definir o que é bom ou ruim para a criança. A sociedade, os pais, a religião e a forma da criação estabelecem regras importantes no sistema de crenças da criança.
Este sistema de crenças age como uma proteção para a inocente e pura criança. Porque se agirmos de acordo com a sociedade seremos aceitos, de outra forma teremos que enfrentar suas críticas. As crianças pequenas frequentemente brincam e chupam seus polegares, exploram seus genitais e comem areia. Mas as mães interferem e não permitem estas ações. Então, a criança começa a saber o que não é permitido. Estas ordens formam o sistema de crenças da criança.  De uma maneira sutil toda criança é programada a agir de uma certa forma. Toda criança passa por este programa e começa a funcionar de acordo com ele. Este programa é nossa Mente.
Para entendermos melhor podemos comparar nossa Mente com o sistema operacional de um computador. Mas esta programação recebida na infância não é o único fator que compõe nossa mente. Muitas crenças de outras vidas passadas, também. Estas tendências de vidas passadas podem ser comparadas com “Leitor de memória” do computador.
De alguma forma nós somos um Computador Biológico. Nossas ações são decididas por uma Programação. Nenhuma pessoa é tola de fazer alguma coisa errada. Mesmo os criminosos tem uma razão válida para cometer um crime. Para o criminoso este ato não é crime porque no seu sistema de crenças esta é a coisa certa a ser feita. A todo momento a Mente funciona na linha de trás e nos impulsiona a fazer coisas. Mesmo enquanto se lê este artigo, nossa Mente está atuando como um Juiz.
A Mente tem muitas camadas de condicionamentos. Suponha que em uma vida passada alguém morra ao cair de um edifício, então, nesta vida a pessoa terá medo de altura. 
Toda experiência adiciona uma nova camada a nossa Mente. É como um muro que a todo momento é pintado de uma cor diferente.
Nosso estado mental ou nossa Mente está sempre em constante fluxo, com muitas emoções que aparecem e desaparecem. As Emoções começam com um pensamento.
A idéia de fazer qualquer coisa, começa com um pensamento. Nossa Mente está sempre repleta de pensamentos. No mundo espiritual a Mente é reconhecida como “Mecanismo pensante”.
Pensamento é a porta para a Mente ou pensamento é Mente. Vinte e quatro horas do dia nós estamos pensando e sonhando.
Um pensamento surge, então o próximo pensamento que vem está sempre relacionado com o pensamento anterior. Aqueles que praticam meditação dizem que “os pensamentos estão sempre associados. Um pensamento conduz para outro pensamento. É como um Tráfego constante de pensamentos em que um segue o outro.”
Não importa o quanto nos esforcemos, não conseguimos ficar sem um pensamento por um instante se quer. Mesmo a idéia de não ter pensamento por um segundo é por si só um pensamento e vai trazer outro pensamento associado e mais outro pensamento já está no Tráfego. Os pensamentos vem de fora.
A razão pela qual não podemos parar nossos pensamentos é porque eles não são nossos.
Muitos de nós não só tomamos a responsabilidade por bons ou maus pensamentos como também lutamos por eles. Muitas vezes satisfazer um simples pensamento, consome toda nossa vida. 
Seja quais forem o atos que cometemos na vida, começam com um Pensamento. Pensamento é Mente e Mente significa uma programação feita por muitas vidas.
Tomamos decisões na vida baseadas em nossos pensamentos mas nenhum pensamento é nosso. Então o que estamos fazendo nesta vida que podemos chamar de nosso?
Até e a menos que nos tornemos cosncientes da Mente, nossa vida não será nada mais que um sonho porque estamos dormindo. Nenhuma de nossas ações vem da Individualidade mas sim influenciada por nossa Mente.
Mente é uma Limitação que divide o Homem da mediocridade. De outra forma se o Homem trabalha na sua fonte ele atinge um potencial infinito. Meditação é um truque que nos leva a essência.
Qualquer ação feita com meditação é autêntica e não influenciada pela Mente. Meditação libera o homem da escravidão da Mente. Com meditação, seja lá o que façamos é tão fresco como um recém nascido. Toda aquela corrupção que a Mente tem feito a nós, perde forças diante da Meditação. Meditação é o único remédio.
Como todas nossas ações são controladas pela Mente, ela se tornou nossa mestra e não é fácil sair da escravidão da mente. Mesmo que venhamos a conhecer esta escravidão, a Mente também vai nos enganar.

 
A Mente é muito esperta e arma jogos sutís com a gente. Primeiro passo para se tornar mais autêntico é estar alerta aos jogos da Mente.
Pensar é a porta através da qual a Mente sempre entra nos trapaceando, nos fazendo realizar coisas e sempre criando miséria e racionalizando tudo. A Mente nos manipula de muitas formas:
1 – A Mente está no passado e no futuro. Todo tempo nossos pensamentos são movidos para o passado ou para o futuro. Estamos sempre sonhando. Quando vivemos o momento presente, a Mente para por um instante. 
2 – Estamos dirigindo a 160 km/h e de repente para evitar um acidente acionamos o freio. Então, por um instante nossa mente para. Porque se naquele momento de perigo nós começassemos a pensar, morreriamos. Então, aquela situação de decidir acionar o freio, vem do nosso ser, ou do nosso centro, ou da nossa espontaneidade ou ainda da nossa alma. Não importa o termo que se use, é do mesmo espaço.
3 – Escalar montanhas, dirigir em alta velocidade, saltar de penhascos – existe tanta excitação porque a mente para um instante nestes raros momentos.
4 – Numa profunda experiência sexual , no orgasmo de novo a mente para por um tempo. Mas isto acontece por um instante e depois tudo recomeça.
5 – Mas mesmo nas situações que a mente para nós estamos em choque ou excitados mas nunca relaxados.
6 – A Mente também para em meditações profundas, mas ai então nós estamos relaxados e em estado de devoção. Esta é a beleza da Meditação. Em estado de Samadhi a mente para completamente.
A Mente será sempre perturbadora. Mas a mente não vai se aborrecer porque o Bill Gates é mais rico que eu. A Mente só se compara com pessoas próximas.
Bhagwan.

No hay comentarios: